Workshops

A primeira oficina que ministrei foi na Feira da Música do Sul em 2010, a convite de um amigo gaúcho. Desde então tomei muito gosto pelo feito e ministrei diversas oficinas de produção cultural, mídias sociais e web tv, para iniciantes que queiram ter um primeiro contato com estes conteúdos. Busco sempre ser o mais prática possível, passando o conhecimento de forma simples e direta, a fim de obter o melhor aproveitamento de cada turma.

Os conteúdos que tenho preparados e que já ministrei em diversas cidades brasileiras são os seguintes:

Web Tv: Transmitindo para o mundo
Carga Horária: 3h a 20h
Oficina realizada em Santa Maria/RS
Os avanços das tecnologias de informação e de comunicação abriram novas fronteiras e tornaram possível a criação de canais inovadores pelos quais qualquer pessoa com uma webcam e um computador conectado à Internet podem disseminar conhecimentos e integrar cultura, contatos e tecnologias. Este workshop tem como objetivo preparar técnica e conceitualmente os participantes para a produção de vídeo digital com foco na Internet, além de ensinar a veicular e distribuir essas produções.

Conteúdo Programático:
- Conceito;
- Equipamentos; 
- Tecnologias disponíveis; 
- Captação; 
- Transmissão; 
- Roteiro; 
- Divulgação; 
- Gravação; 
- Armazenamento.

Elaboração de projetos: um caminho para a sustentabilidade
Carga Horária: de 3h a 20h
Oficina realizada em São Leopoldo/RS
A principal e mais complexa área da atuação cultural na atualidade é a captação de recursos. O objetivo principal deste workshop é promover, por meio de metodologia participativa, o conceito da elaboração de projetos destinados à captação de recursos com foco no desenvolvimento local sustentável, subsidiando a implementação dos projetos, não só por meio de financiamentos, mas também através de alternativas criativas.

Conteúdo Programático:
- Conceitos, tipos e formas de captação;
- Manual de elaboração de projetos;
- Apresentação;
- Justificativa;
- Público alvo;
- Objetivos: Geral e específicos;
- Metas;
- Metodologia;
- Cronograma;
- Planilha orçamentária;
- Avaliação e prestação de contas.

Produção Executiva: o alicerce de um bom projeto
Carga Horária: de 3h a 20h
Oficina realizada na Feira da Música de Fortaleza 2011
O mercado de entretenimento acordou para uma questão fundamental: a profissionalização dos produtores de eventos. Estes têm cada vez mais sob seu comando equipes numerosas e áreas de atuação e ação maiores. O produtor é um executor, um realizador, enquanto o artista é o grande criador de uma tendência ou estilo. O produtor é o profissional que viabiliza a realização material de uma idealização. Com diversas dicas e relatos práticos de produção executiva, este workshop dá aos seus participantes pontos de vista e diversas alternativas para se produzir um bom evento com qualquer orçamento.

Conteúdo Programático:
- Conceitos básicos;
- Diferentes áreas de atuação;
- Produção técnica;
- Produção artística;
- Direção de palco;
- Planejamento de carreira;
- Acompanhamento de turnês;
- Dificuldades no trabalho de produção;
- Vantagens do planejamento;
- A falta que faz uma produção;
- Leigos fazendo produção.


* A carga horária de cada oficina pode variar de acordo com a disponibilidade do grupo participante, refletindo num menor ou maior aprofundamento nos assuntos abordados.   

0 comentários:

Enviar um comentário